Connect with us
Pesquisa Revela - Mais de 60% dos Inquéritos Policiais são Resolvidos no Brasil Pesquisa Revela - Mais de 60% dos Inquéritos Policiais são Resolvidos no Brasil

Notícias

Pesquisa Revela – Mais de 60% dos Inquéritos Policiais são Resolvidos no Brasil

Artigo

em

Uma pesquisa realizada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil) revelou que, em 2022, cerca de 65% dos inquéritos instaurados no Brasil foram solucionados. Este dado, além de muitos outros, serão explorados neste artigo.

Contextualização

A pesquisa foi conduzida pela Adepol do Brasil, uma entidade que representa profissionais de segurança pública de todo o país. O estudo, que foi solicitado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, reúne dados desde 2021.

PUBLICIDADE

> ‘Este é um estudo inédito e baseado em fontes oficiais. Os dados foram fornecidos diretamente por cada instituição policial demandada‘, afirma Rodolfo Queiroz Laterza, presidente da Adepol e mestre em Segurança Pública.

Índices de Resolução de Inquéritos

Os dados revelam que o índice de resolução de inquéritos na Polícia Federal foi de 81,29% em 2021 e 82,31% até agosto de 2022. Em relação aos crimes de homicídio, o índice de solução foi de 78,38% em 2021 e 80,46% em 2022.

PUBLICIDADE

> ‘Esses números são comparáveis aos dos EUA, onde o índice é de 66%‘, destaca Laterza.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa foi realizada nos 26 Estados e no Distrito Federal. O estudo buscou entender o índice de resolução de inquéritos policiais em uma base anual para a Polícia Civil e quais foram os indicadores considerando a proporção entre inquéritos instaurados e relatados.

PUBLICIDADE

Índices por Estado

A pesquisa também revelou os índices de resolução de inquéritos por estado. Seguem alguns exemplos:

– Acre: 57%
– Alagoas: 86%
– Paraná: 71,9%
– São Paulo: 26,2%
– Maranhão: 96,65%

PUBLICIDADE

A Importância da Investigação

Segundo Laterza, a investigação desempenha um papel fundamental na política de segurança pública e não deve ser encarada como secundária.

> ‘A eficácia do trabalho investigativo da polícia não deveria ser mensurada apenas com base na denúncia do Ministério Público. Nem todas as investigações resultam em uma denúncia, por exemplo, nos casos em que o autor do homicídio já faleceu ou quando a morte se mostra ser um suicídio‘, ressalta.

PUBLICIDADE

Conclusão

Os dados apresentados pela pesquisa da Adepol revelam um panorama importante sobre a eficácia das investigações policiais no Brasil. Embora haja variações entre os estados, os índices de resolução são significativos e refletem o trabalho dedicado dos servidores das Polícias Civil e Federal.

> ‘Esses números são significativos e podem ser atribuídos ao trabalho abnegado e dedicado de todos os servidores das Polícias Civil e Federal‘, afirma Laterza.

PUBLICIDADE

No entanto, a pesquisa também destaca a necessidade de investimentos nas polícias civis e a importância de valorizar o trabalho investigativo como parte fundamental na política de segurança pública.

Os dados completos da pesquisa podem ser acessados aqui.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE