Connect with us

Notícias

Preparação para o Dia de Finados em Castanhal

Artigo

em

O Dia de Finados é uma data de grande significância para muitos brasileiros, e em Castanhal, no Pará, essa não é uma exceção. Esta é uma ocasião em que muitos optam por visitar os túmulos de entes queridos, recordar os bons momentos e prestar homenagens. Este artigo detalhará como os cidadãos de Castanhal se preparam para este dia importante.

Movimento nos cemitérios

Na terça-feira, 31, uma agitação foi observada nos cemitérios de Castanhal. Muitas pessoas decidiram antecipar suas visitas aos túmulos de entes queridos para evitar a aglomeração que é comum durante o Dia de Finados. Além disso, muitos também aproveitaram a oportunidade para limpar as sepulturas e deixá-las prontas para a data.

PUBLICIDADE

> ‘Decidimos vir hoje para limpar e deixar tudo organizado para que no feriado a gente possa voltar com nossos parentes para visitar o túmulo do papai’, disse Carmem Alves da Silva, que visitou o cemitério público São José para limpar o túmulo de seu pai.

Cemitérios de Castanhal

Castanhal tem nove cemitérios, com o São José sendo o principal. Localizado na entrada da cidade, este cemitério já foi palco de mais de 30 mil sepultamentos.

PUBLICIDADE

Os demais cemitérios estão localizados nos bairros de Jaderlândia, e nas agrovilas de Macapazinho, Bacabal, Castelo Branco, Santa Terezinha, Calucia, Iracema, Apeú e Anita Garibalde.

Preparação dos cemitérios

Segundo o secretário de infraestrutura, Manoel Furtado, todos os cemitérios de Castanhal receberam cuidados especiais nos dias que antecedem o Dia de Finados.

PUBLICIDADE

“`python
print(‘Temos essa média de 30 mil visitas ao São José no período. E para isso foram feitas pinturas, limpeza geral, pequenas reformas, manutenção em iluminação pública na parte interna e externa.’)
“`

Além disso, foram colocadas dez carradas de áreas à disposição da população para colocar as flores nos vasinhos.

PUBLICIDADE

Segurança nos cemitérios

Durante o Dia de Finados, a segurança é intensificada nos arredores dos cemitérios. Segundo o Comandante do 5º Batalhão de Policiamento Militar, Tenente Coronel Gilberto Cardoso, guarnições da Polícia Militar estarão presentes nos três cemitérios da zona urbana de Castanhal.

Celebrações do Dia de Finados

Durante todo o Dia de Finados, serão celebradas três missas no cemitério São José. A última delas será celebrada às 19h pelo bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti.

PUBLICIDADE

Conclusão

O Dia de Finados é um momento importante para muitos em Castanhal. É uma oportunidade para lembrar aqueles que já se foram e prestar homenagens. Com todo o preparo e organização, a cidade parece estar pronta para receber seus visitantes neste dia especial.

Fontes:
Link para fonte 1
Link para fonte 2
Link para fonte 3

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE