Connect with us
Rede Amazônia +Conectada - Internet gratuita para comunidades de Juruti Rede Amazônia +Conectada - Internet gratuita para comunidades de Juruti

Notícias

Rede Amazônia +Conectada – Internet gratuita para comunidades de Juruti

Artigo

em

O Grupo +Unidos, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), lançou recentemente o projeto Rede Amazônia +Conectada. O objetivo é levar conexões de internet a 500 casas em Juruti, localizada a oeste do Pará.

Primeira fase do projeto

Nesta etapa inicial, serão selecionadas 200 casas para receber a conexão. Após analisar a infraestrutura local, a disposição de energia elétrica, a logística de acesso e a capacidade de geração de renda, o Grupo +Unidos, com o apoio do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), definiu quais territórios estariam aptos a participar.

PUBLICIDADE

> ‘Critérios como infraestrutura adequada, disposição de energia elétrica, logística de acesso e capacidade de geração de renda foram levados em consideração para esta seleção.’

Os moradores das seguintes comunidades podem se inscrever:

PUBLICIDADE

– No distrito sede: Café Torrado, Santo Hilário, São Pedro e Lago Preto.
– No distrito Castanhal: Ferrugem, Igarapé Açu, Vila Castanhal e Justina.
– No distrito Juruti Velho: Nova Galileia, Pau D`Arco, Pompom e Vila Muirapinima.

Como se inscrever

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro. O processo seletivo será conduzido de maneira inovadora, em formato híbrido. Os interessados podem se inscrever pela internet ou presencialmente, durante as visitas da equipe do projeto às comunidades selecionadas.

PUBLICIDADE

> ‘Essa abordagem busca assegurar que pessoas sem acesso à internet consigam se inscrever no programa, promovendo um impacto significativo nessas localidades.’

Seleção dos participantes

Para a seleção dos participantes, serão montadas bancas de seleção para cada comunidade com a participação de diferentes atores, como parceiros locais e lideranças comunitárias.

PUBLICIDADE

> ‘Nos critérios estabelecidos pelo Grupo +Unidos, realizarão apuração das inscrições coletadas nas visitas realizadas nos territórios participantes desta etapa.’

As inscrições devem ser realizadas considerando o domicílio, portanto, apenas uma pessoa deverá se inscrever representando toda a casa. É imprescindível que os inscritos comprovem que moram há pelo menos 2 anos nas localidades listadas e que se enquadrem nos requisitos definidos no regulamento de inscrição do programa.

PUBLICIDADE

Diferenciais na seleção

Alguns diferenciais para a seleção são:

1. A responsável pela residência ser mulher
2. Os membros da família terem participação ativa nas ações da comunidade e de parceiros.

PUBLICIDADE

Regulamento e mais informações

As informações detalhadas sobre a primeira fase do Programa Rede Amazônia +Conectada, incluindo critérios de elegibilidade, prazos, e demais orientações, podem ser consultadas no regulamento oficial disponível no site oficial do Grupo + Unidos.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato via e-mail: [email protected] ou pelo telefone: 93 99146-6954.

PUBLICIDADE

Parcerias e apoios

O projeto conta com a colaboração da Alcoa, apoio educacional da EBAC, Trench Rossi Watanabe e apoio institucional do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), J-Pal e Conecta Amazônia Ltda.

Próximas fases

Estão previstas para 2024 duas novas fases do projeto em Juruti. As próximas comunidades e o número de conexões ainda devem ser anunciadas.

PUBLICIDADE

Este projeto é um passo significativo para reduzir a desigualdade digital e ajudar comunidades remotas a se conectarem com o mundo. A internet não é apenas uma ferramenta de entretenimento ou comunicação, mas uma necessidade fundamental para o acesso à educação, saúde e oportunidades econômicas.

Calendário de inscrição por região

Segue abaixo o calendário de inscrições:

PUBLICIDADE

“`markdown
Distrito Juruti Velho
– 07 e 08/11
– Manhã e tarde: Vila Muirapinima
– Manhã: Nova Galileia
– Tarde: Pompom e Pau D’arco

Distrito Castanhal – 09/11
– Manhã: Vila Castanhal, Justina e Igarapé Açu
– Tarde: Ferrugem

PUBLICIDADE

Distrito sede
– Manhã: Lago Preto e São Pedro
– Tarde: Café Torrado e Santo Hilário
“`

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE