Connect with us
Retomada da Operação dos Trólebus na Linha 4113/10 Gentil de Moura - Pça. da República Retomada da Operação dos Trólebus na Linha 4113/10 Gentil de Moura - Pça. da República

Notícias

Retomada da Operação dos Trólebus na Linha 4113/10 Gentil de Moura – Pça. da República

Artigo

em

Na manhã de segunda-feira, 06 de novembro de 2023, a linha de trólebus 4113/10 Gentil de Moura – Pça. da República, em São Paulo, retomou suas atividades após um fim de semana de suspensão devido a problemas causados por fortes chuvas. Durante a interrupção, os trólebus foram temporariamente substituídos por veículos movidos a diesel para evitar a descontinuidade no serviço de transporte.

O Impacto das Chuvas

As chuvas intensas que assolaram São Paulo e a região metropolitana na sexta-feira anterior causaram estragos significativos na rede elétrica, afetando diretamente a operação dos trólebus. Em particular, as regiões das avenidas Nazaré e João XXI foram bastante afetadas, com rajadas de vento superando 100 km/h.

PUBLICIDADE

Mais de 1,4 mil chamados para queda de árvores foram registrados somente na capital, e aproximadamente 1,5 milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica – muitas delas continuam sem acesso à energia até o momento. A previsão é de que a situação seja totalmente normalizada apenas na terça-feira (07).

Uma Breve Pausa nos Temporais

Pelo menos até a terça-feira, não são esperados mais temporais como os de sexta-feira. No entanto, uma nova frente fria chega à faixa leste do Estado, que inclui a capital e a Grande São Paulo, e pode provocar novamente fortes chuvas.

PUBLICIDADE

O Desafio da Fiação Aérea

Em uma coletiva de imprensa, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, mencionou que a falta de energia durante as chuvas poderia ser evitada com o aterramento da fiação. Entretanto, o projeto enfrenta algumas pendências relacionadas à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), telefonia e a própria rede de trólebus.

O Futuro dos Trólebus em São Paulo

Em setembro de 2023, durante a apresentação dos primeiros 50 ônibus elétricos à bateria da nova geração, o prefeito Ricardo Nunes expressou a intenção de aposentar a rede de trólebus da cidade de forma gradativa. Além do custo anual de R$ 30 milhões para manter a rede aérea, Nunes mencionou os obstáculos que os trólebus apresentam para o projeto de aterramento da rede elétrica e a eliminação dos postes.

PUBLICIDADE

Críticas à Descontinuidade dos Trólebus

A proposta de Nunes de descontinuar os trólebus não foi bem recebida por todos. Jorge Françozo de Moraes, um dos responsáveis pelo Movimento Respira São Paulo, afirmou que a rede de trólebus não atrapalha o projeto de aterramento da fiação na cidade.

A Defesa dos Trólebus

Peter Norton, historiador e professor do Departamento de Engenharia e Sociedade da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, também defendeu a manutenção dos trólebus em São Paulo. Para Norton, o foco deve ser substituir os ônibus poluentes por veículos com bateria, e não remover os trólebus, que são veículos não poluentes.

PUBLICIDADE

O Futuro do Transporte: Trólebus e Ônibus a Bateria

Modelos de ônibus que podem operar tanto na rede aérea quanto com baterias, chamados E-Trol, já estão sendo desenvolvidos e devem começar a operar no corredor BRT (Bus Rapid Transit) entre o ABC Paulista e a capital em 2024. A tecnologia é 100% nacional, da empresa Eletra de São Bernardo do Campo, com chassis produzidos pela Mercedes-Benz, também em São Bernardo do Campo, e carrocerias pela empresa Caio, em Botucatu.

Considerações Finais

A retomada da operação dos trólebus na linha 4113/10 Gentil de Moura – Pça. da República marca o retorno de um importante meio de transporte não poluente em São Paulo. Apesar dos desafios apresentados pelas chuvas e pelas questões infraestruturais, a persistência da rede de trólebus na cidade mostra sua relevância para o transporte público urbano e para a sustentabilidade ambiental.

PUBLICIDADE

Links de referência:

Notícia sobre a retomada dos trólebus
Artigo sobre o futuro dos trólebus em São Paulo
Entrevista com Peter Norton
Detalhes sobre os ônibus E-Trol

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE