Connect with us
Samae - Um Farol de Ajuda no Meio da Tempestade Samae - Um Farol de Ajuda no Meio da Tempestade

Notícias

Samae – Um Farol de Ajuda no Meio da Tempestade

Artigo

em

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) juntamente com a prefeitura de Caxias do Sul, unem forças para socorrer as vítimas da devastadora cheia do Rio Taquari.

Ação Imediata

No dia 6 de setembro, uma quarta-feira, a instituição disponibilizou seu pessoal e recursos para atender os municípios de Roca Sales e Cruzeiro do Sul. Foram utilizados 30 mil litros de água potável transportados por um caminhão-pipa para suprir os reservatórios locais e mais 5.280 copos de água engarrafada.

PUBLICIDADE

> ‘Estamos em constante contato com prefeitos e lideranças da região afetada para auxiliar dentro do que for possível e da nossa estrutura. Estamos à disposição para enfrentar essa tragédia’, afirma Gilberto Meletti, diretor-presidente do Samae.

Reforço em Santa Tereza

No feriado de 7 de setembro, a ajuda foi direcionada para Santa Tereza. Foram enviados dois caminhões-pipa com 30 mil litros de água potável cada um para abastecer o reservatório da cidade, que estava inoperante devido à falta de energia elétrica.

PUBLICIDADE

> ‘Conversamos com a prefeita Gisele que nos agradeceu e pediu que encaminhássemos os caminhões novamente nesta sexta e final de semana, já que agora o que as famílias mais precisam é de água para higiene pessoal e limpeza das residências’, relata João Uez, secretário do Meio Ambiente.

Figura 1: Samae leva água potável para Santa Tereza, Roca Sales e Cruzeiro do Sul

PUBLICIDADE

Solidariedade em Ação

Além da água potável, a secretaria do Meio Ambiente também encaminhou ao município um caminhão-pipa com 8 mil litros de água não potável. Essa água foi usada na limpeza de casas e serviu para apoiar os servidores da Secretaria da Habitação.

Ajuda Continuada

O prefeito Adilo Didomenico, que também esteve em Santa Tereza, participou de uma reunião com o governador Eduardo Leite e prefeitos da região para discutir os danos causados pelas fortes chuvas e o esforço de ajuda e recuperação.

PUBLICIDADE

Como Auxiliar

Neste momento, como as cidades já estão com dificuldades de armazenamento e distribuição, a orientação para quem quiser auxiliar é procurar a Fundaçao Caxias, que faz o cadastramento de voluntários para atuar nas regiões atingidas pelas enchentes, pelos telefones: (54) 3223.0528 ou (54) 9.9112.9890. A Fundação Caxias também está recebendo doações em dinheiro via PIX através da chave CNPJ 88667258000197.

Conclusão

O trabalho de equipes como a do Samae demonstra que, mesmo em meio a adversidades, a humanidade tem a capacidade de se unir e trabalhar em prol de um bem maior. Ações como essa são um testemunho do espírito de solidariedade que, em tempos de crise, torna-se ainda mais necessário.

PUBLICIDADE

> ‘Por meio das autarquias integrantes da Assemae, estamos em contato com prefeitos e lideranças da região afetada para auxiliar dentro do que for possível e da nossa estrutura. Nos dividimos com a Comusa de Novo Hamburgo e o Dmae de Porto Alegre e cada um foi para uma cidade. O Samae esteve em Roca Sales, Cruzeiro do Sul e Santa Tereza principalmente para levar água para consumo humano. Estamos à disposição para enfrentar essa tragédia’, afirma Gilberto Meletti, diretor-presidente do Samae.

Através de suas ações, o Samae continua a iluminar o caminho para aqueles que estão em meio à tempestade.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE