Connect with us
Unifap e a Novidade em Comunicação - Rádio e TV Universitárias em Laranjal e Oiapoque Unifap e a Novidade em Comunicação - Rádio e TV Universitárias em Laranjal e Oiapoque

Notícias

Unifap e a Novidade em Comunicação – Rádio e TV Universitárias em Laranjal e Oiapoque

Artigo

em

Introdução

No dia 17 de um mês recente, ocorreu um acontecimento que marcou a história da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A instituição foi agraciada com novas emissoras de rádio e televisão universitárias. O benefício foi concedido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), entidade vinculada ao governo federal.

A Unifap poderá agora implementar a Rádio Universitária de Oiapoque e a TV Universitária de Laranjal do Jari. Esses novos meios de comunicação integrarão a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

PUBLICIDADE

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)

A RNCP é coordenada pela EBC e é composta por emissoras de televisão e rádio que operam por todo o Brasil. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), ela é a quinta maior rede de difusão do país.

Estas emissoras difundem produções da TV Brasil, Rádio MEC e Rádio Nacional, além de produzir e difundir conteúdo local.

PUBLICIDADE

A Representação da Unifap

A vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, representou a instituição no evento de assinatura de acordos de cooperação entre a EBC, as universidades federais contempladas com as novas emissoras universitárias e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

A Importância da Expansão da RNCP

>A expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública significa a democratização da informação e combate a fakenews. Isso tem sido uma preocupação das universidades. Os municípios contemplados vão contar com mais conteúdos que vão desde documentários, noticiários, programas de entretenimentos e dentre outras atrações oferecidas pela rádio e TV universitárias. (Profa. Dra. Ana Cristina Maués)

PUBLICIDADE

Próximos Passos

Segundo o diretor da Rádio e TV Universitárias da Unifap, Ramilton Farias, após a assinatura de consignação das novas emissoras da Universidade, o próximo passo é viabilizar a infraestrutura para a implementação dos canais de rádio e de TV.

>A Unifap fica responsável pela construção dos prédios, aquisição de equipamentos, contratação de pessoal. Como a confirmação se deu recentemente, a Universidade vai buscar recursos de emendas parlamentares e as tratativas já iniciaram. (Ramilton Farias)

PUBLICIDADE

Informação extraída do site da EBC

Conclusão

A implementação da Rádio Universitária de Oiapoque e da TV Universitária de Laranjal do Jari pela Unifap é um marco importante para a democratização da informação e a luta contra as fakenews. As novas emissoras universitárias serão um importante meio de difusão de conteúdo local, contribuindo para a formação de uma opinião pública mais informada e consciente.

PUBLICIDADE

Esse artigo foi escrito por Nome do Autor, um profissional com experiência em redação de blog e SEO content writing.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE