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Visita da Seduc liderada por técnicos da Unicef e Unesco a escolas em Marajó Visita da Seduc liderada por técnicos da Unicef e Unesco a escolas em Marajó

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Visita da Seduc liderada por técnicos da Unicef e Unesco a escolas em Marajó

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Introdução

Na terça-feira, 31 de outubro de 2023, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) liderou uma importante visita de representantes da Unicef e da Unesco a escolas nos municípios de Soure e Salvaterra, no Arquipélago do Marajó. A visita foi parte dos esforços contínuos para implementar e melhorar a política de educação ambiental em todo o estado do Pará.

Parceria com a Unicef e Unesco

A visita foi acompanhada pelo Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, e incluiu uma avaliação dos desafios enfrentados pelas escolas na implementação da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Seduc. A comitiva também contou com a presença de Cezar Colares, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA).

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> ‘Depois de um dia intenso, como o de ontem, de alinhamento com parceiros na Seduc, poder trazê-los até Soure e Salvaterra, no Marajó, é importantíssimo para que possam visualizar nossos desafios na prática, não só por meio de gráficos ou fotos. Estamos trabalhando em conjunto para não apenas desenvolver uma educação mais assertiva e de qualidade, mas principalmente uma que enxergue o meio ambiente com responsabilidade e empodere nossos estudantes com ferramentas para se desenvolver a partir dos recursos naturais disponíveis onde vivem. A Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima vem ao encontro desse objetivo”, ressaltou o secretário Rossieli Soares.

A Visita às Escolas

Durante a visita, os representantes da Unicef e da Unesco tiveram a oportunidade de visitar a Escola Estadual de Ensino Médio Salomão Matos, em Salvaterra, e a Escola Municipal Tito Leão de Paula, em Soure. Essa visita de campo permitiu a eles ter uma visão mais clara dos desafios e necessidades das escolas ao implementar a política de educação ambiental.

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A Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima

A Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, concebida pela Seduc, busca promover a preservação e a coexistência ambiental através da educação, o principal agente de transformação social. Esta iniciativa faz parte das ações do governo do Estado voltadas para a proteção da Floresta Amazônica.

A COP 30 e o Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente

O estado do Pará tem uma responsabilidade especial na proteção do meio ambiente, já que será o anfitrião da COP 30, conferência mundial do clima, em 2025. Além disso, em 2024, o estado sediará o Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente, destacando ainda mais a importância dos jovens e da educação na manutenção do meio ambiente.

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Fomentando a Sustentabilidade nas Escolas

Para promover o pensamento e a prática sustentáveis nas escolas desde o início, a Seduc oferecerá o componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica. Esta oferta será obrigatória em toda a rede estadual e, por adesão, nas redes municipais.

Beneficiando os Estudantes

Cerca de um milhão e meio de estudantes da rede pública de ensino do Pará serão beneficiados com esta política, sendo 550 mil na rede estadual e, por adesão das redes municipais, 618 mil estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e mais 461 mil dos anos finais (6º ao 9º ano).

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Conclusão

A visita da Seduc, Unicef e Unesco às escolas em Marajó e a implementação da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima é um grande passo para a promoção da educação ambiental no Pará. Este é um esforço conjunto para não apenas desenvolver uma educação de qualidade, mas também uma que enxergue o meio ambiente com responsabilidade e empodere os estudantes com ferramentas para se desenvolver a partir dos recursos naturais disponíveis onde vivem.

Texto: Marcelo Júnior – Ascom/Seduc

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