Connect with us

Mundo

Alemanha busca controles mais rígidos sobre investimentos estrangeiros

Artigo

em

A Alemanha, devido à sua dependência econômica significativa da China, está tentando fortalecer os controles sobre os investimentos estrangeiros. O Ministro da Economia, Robert Habeck, está propondo uma nova lei para aumentar a segurança econômica do país.

Contexto

O esforço para controlar os investimentos estrangeiros surge em um momento em que o governo alemão está incentivando as empresas a diminuírem sua dependência da China. A nova lei é uma resposta às preocupações com a expansão chinesa na região Indo-Pacífico e possíveis interrupções na cadeia de suprimentos.

PUBLICIDADE

O papel da Alemanha

A Alemanha é frequentemente vista como um ponto fraco na abordagem ocidental à China, devido à sua forte relação comercial com o país asiático. No entanto, Berlim aprovou a tentativa da empresa chinesa Cosco de comprar uma participação em um terminal de mercadorias em Hamburgo, o maior porto do país.

Investimento e segurança

A nova lei proposta pelo ministro buscará auditar os investimentos nos quais um investidor obtém acesso a bens ou tecnologias de uma empresa nacional por meio de acordos contratuais, e não através da aquisição de ações com direito a voto. O Ministério também está considerando verificar a importância da segurança das novas fábricas construídas na Alemanha por empresas estrangeiras, bem como a segurança crítica de acordos de cooperação em pesquisa.

PUBLICIDADE

A abordagem europeia

Essa medida também reflete um esforço mais amplo do Ocidente para diminuir a dependência estratégica da China. Essa dependência foi rotulada pelos legisladores como ‘reduzir o risco’. A mesma postura está sendo adotada por outras nações europeias, que estão revendo suas políticas de investimento estrangeiro.

Investimentos na mira

A proposta de lei examinará os investimentos nos quais um investidor obtém acesso a bens ou tecnologias de uma empresa nacional por meio de acordos contratuais, em vez de por meio da aquisição de ações com direito a voto. Essa medida é vista como um método de controle regulatório suficiente.

PUBLICIDADE

A segurança das fábricas e da pesquisa

O Ministério da Economia também está considerando a segurança das novas fábricas construídas na Alemanha por empresas estrangeiras. Além disso, também estão sendo examinados acordos de cooperação em pesquisa para determinar se eles representam uma ameaça à segurança.

Conclusão

A nova lei proposta para aumentar o controle sobre os investimentos estrangeiros é um passo importante para a Alemanha garantir sua segurança econômica. A medida também reflete um esforço mais amplo do Ocidente para reduzir a dependência da China. No entanto, será importante monitorar como estas medidas serão implementadas e qual será o impacto para as empresas alemãs e estrangeiras.

PUBLICIDADE

Nota: Este artigo foi escrito com base em um documento ministerial ao qual a Reuters teve acesso. A informação não foi confirmada oficialmente pelo Ministério da Economia da Alemanha.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE