Connect with us
A Jornada de Retorno - Brasileiros Repatriados da Cisjordânia Chegam em Brasília A Jornada de Retorno - Brasileiros Repatriados da Cisjordânia Chegam em Brasília

Notícias

A Jornada de Retorno – Brasileiros Repatriados da Cisjordânia Chegam em Brasília

Artigo

em

Introdução

Sentimentos de segurança e alívio permeiam os corações dos 26 brasileiros que retornaram da Cisjordânia. Desembarcando na Base Aérea de Brasília na manhã de uma quinta-feira (2/11), esses cidadãos foram resgatados pelo governo brasileiro, que enviou um avião da Presidência da República para Amã, a capital da Jordânia, para acolhê-los na noite anterior.

O Resgate

A operação de resgate, batizada de ‘Retorno em Paz’, resgatou um total de 32 pessoas. Seis desembarcaram no Recife e o restante chegou à capital federal. O grupo de repatriados incluía 12 homens, nove mulheres e 11 crianças. Entre os adultos, havia seis idosos, incluindo dois que usavam cadeiras de rodas.

PUBLICIDADE

Imagem do avião da Presidência da República que resgatou os brasileiros.

Histórias de Quem Retornou

Entre os repatriados estava Nazmieh Mohamed, uma brasileira de 72 anos que segurava firmemente uma bandeira do Brasil enquanto descia as escadas da aeronave. Ela foi a única a permanecer em Brasília. Nazmieh lamentou as consequências da guerra entre Israel e o Hamas, que colocou em risco a vida de pessoas inocentes, incluindo brasileiros residentes na Palestina.

PUBLICIDADE

Em solo brasileiro, Nazmieh expressou sentimentos de liberdade e segurança. ‘Ninguém está seguro lá’, disse ela, referindo-se à região conflituosa da Palestina.

Outro repatriado, Amer Aziz, de 40 anos, desembarcou do avião ao lado do filho Taric, aliviado ao chegar em terras brasileiras. Ele descreveu a situação tensa na região que deixou para trás, com pessoas armadas nas ruas e o constante ruído de explosões.

PUBLICIDADE

Amer, que planeja ficar no Brasil até que a situação na Palestina melhore, e seus três filhos estão indo para Foz do Iguaçu, no Paraná.

Distribuição dos Repatriados

Os repatriados que desembarcaram em Brasília eram de vários estados brasileiros. De acordo com o Palácio do Planalto, oito deles seguirão para Foz do Iguaçu, quatro para Florianópolis, três para o Rio de Janeiro, um para Porto Alegre, e dois para Goiânia. Três pessoas ficaram em Recife e outras três foram para Fortaleza.

PUBLICIDADE

O Comando da Missão

O capitão médico Gustavo Messias Costa, que comandou a equipe de saúde da missão, descreveu o voo de resgate como ‘tranquilo’. Ele informou que, apesar de alguns passageiros terem comorbidades, nenhuma intercorrência foi relatada durante o voo.

Emocionado, Messias Costa expressou a importância de sua missão: “Quando nos tornamos médico, temos a missão de atender a todos. Então, neste momento em que nossos irmãos necessitam de ajuda, a nossa missão é acompanhá-los”.

PUBLICIDADE

Conclusão

A operação ‘Retorno em Paz’ demonstra a dedicação do governo brasileiro em garantir a segurança e o bem-estar de seus cidadãos, mesmo em situações de conflito internacional. As histórias de Nazmieh e Amer nos lembram dos desafios enfrentados por aqueles que vivem em zonas de guerra e da importância de esforços de repatriação como este.

Para mais informações sobre a operação ‘Retorno em Paz’, acesse este link.

PUBLICIDADE

Deixe sua opinião sobre a operação ‘Retorno em Paz’ nos comentários abaixo.

Para enviar uma opinião para a edição impressa do Correio, envie um e-mail para [email protected]

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE