Connect with us
Aneel recusa solicitações de FS e Millenium para estabelecimento de termelétricas Aneel recusa solicitações de FS e Millenium para estabelecimento de termelétricas

Notícias

Aneel recusa solicitações de FS e Millenium para estabelecimento de termelétricas

Artigo

em

As conhecidas empresas de produção de etanol de milho, FS e Millenium Bioenergia, tiveram seus pedidos de implantação de quatro usinas termelétricas repudiados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esses projetos estavam planejados para serem executados em Mato Grosso.

A Saga da Millenium Bioenergia

A Millenium Bioenergia, no seu pedido individual, tinha como objetivo estabelecer uma planta em Jaciara (MT). Contudo, a Aneel, através de um comunicado emitido em 13 de setembro, informou que a empresa tinha pendências documentais.

PUBLICIDADE

Informações de acesso emitidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD) assinado com a distribuidora, outorga de uso dos recursos hídricos e certidões atualizadas de regularidade fiscal estavam entre as documentações solicitadas.

A Aneel confirmou o recebimento do ofício da empresa, mas não possui registros sobre a entrega dos documentos requeridos. A Millenium, no entanto, afirma que os documentos foram entregues no prazo estipulado.

PUBLICIDADE

Segundo a empresa, a decisão da Aneel é preliminar, e que existe um prazo de dez dias para a apresentação de objeções. O CEO da Millenium, Eduardo Lima, afirma que já fez contato com os responsáveis da agência.

De acordo com o site da Millenium, a usina de Jaciara teria a capacidade de produzir até 200 milhões de litros de etanol por ano após a conclusão de sua primeira fase de implantação. Além disso, a usina seria capaz de produzir anualmente até 154,3 mil toneladas de DDGS, 7,3 mil toneladas de óleo de milho e 57 GWh de geração de energia.

PUBLICIDADE

O Caso FS

Por outro lado, o segundo despacho da Aneel recusou o pedido da FS para a implantação de UTEs em Campo Novo dos Parecis, Nova Mutum e Querência. A FS não possui unidades em operação nesses municípios de Mato Grosso, embora tenha manifestado seus planos.

De acordo com um relatório técnico da Aneel, a agência solicitou em setembro o envio de documentos pendentes para a análise dos pedidos das plantas de Nova Mutum e Campo Novo dos Parecis, além de certificações atualizadas referentes ao projeto de Querência.

PUBLICIDADE

A FS protocolou uma série de documentos em 10 de outubro. No entanto, para os três projetos, não foram entregues: informação de acesso emitida pelo ONS, comprovação de disponibilidade de biomassa, organograma e outorga dos recursos hídricos.

A FS já possui a autorização da Aneel para outras três UTEs de biomassa de resíduos florestais, todas vinculadas a usinas em operação. As unidades estão localizadas nos municípios de Sorriso (com capacidade de 55 MW), Primavera do Leste (47,95 MW) e Lucas do Rio Verde (30 MW).

PUBLICIDADE

Conclusão

Ambas as empresas, FS e Millenium, estão agora em um processo de apelação e revisão de seus pedidos. As decisões da Aneel ressaltam a importância da documentação completa e da regularidade fiscal para a aprovação de tais projetos.

Independente do resultado, esses casos demonstram a crescente demanda pela produção de energia limpa e renovável no Brasil. Este é um campo que segue em constante crescimento e que necessita de políticas claras e procedimentos transparentes para seu desenvolvimento.

PUBLICIDADE

Planta da Millenium em Jaciara (MT)

Unidade da FS em Sorriso (MT)

PUBLICIDADE

Links:

FS Bioenergia
Millenium Bioenergia
Aneel

PUBLICIDADE

`Código de exemplo`

> Citação relevante

PUBLICIDADE

1. Lista ordenada
2. De pontos importantes

– Lista não ordenada
– De informações adicionais

PUBLICIDADE

Texto em negrito

Texto em itálico

PUBLICIDADE

Texto sublinhado

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE