Connect with us
Crescimento do Mercado Livre de Energia em Pernambuco avança 75% Crescimento do Mercado Livre de Energia em Pernambuco avança 75%

Notícias

Crescimento do Mercado Livre de Energia em Pernambuco avança 75%

Artigo

em

Introdução

Em comparação ao mesmo período do ano anterior, Pernambuco registrou um aumento de 75% no mercado livre de energia, liderando o ranking no Nordeste. Este crescimento foi impulsionado por 257 novos pontos em apenas um mês. Em todo o Brasil, houve mais de 800 novos adquirentes.

O Mercado Livre de Energia

O mercado livre de energia é uma alternativa que proporciona ao consumidor a oportunidade de selecionar o próprio fornecedor e negociar contratos personalizados. Ele pode optar por fontes renováveis, como usinas solares, por exemplo.

PUBLICIDADE

Avanço em Pernambuco

Na Região Metropolitana do Recife e no interior de Pernambuco, a alternativa vem ganhando cada vez mais adeptos, pois sempre visa reduzir o gasto com energia. Este avanço resultou em um total de aproximadamente 1,3 mil unidades em Pernambuco.

Primeiro Semestre de 2023

O primeiro semestre de 2023 registrou um aumento de 52% dos consumidores nesta modalidade. Este aumento se iniciou com grandes consumidores e está se preparando para incluir os médios, como a indústria, comércio e serviços, a partir de 2024.

PUBLICIDADE

Portaria Normativa nº 50

A Portaria Normativa nº 50, que começará a vigorar em 1º de janeiro de 2024, oficializou essa mudança. Atualmente, está em discussão no Congresso a inclusão dos consumidores residenciais, ainda sem data definida.

Case de Sucesso: Eduardo Oliveira

O empresário Eduardo Oliveira, que atua no segmento de confecções em Toritama, ingressou no mercado livre de energia em 2022. Ele relatou que conseguiu economizar 20% em comparação ao que gastava com a conta de luz. Esta economia permitiu-lhe investir mais em seu negócio.

PUBLICIDADE

Avaliação da CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliou que o ritmo de adesões deste ano é o maior já registrado, com um crescimento de 68% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo a entidade, o mercado livre já representa mais de 37% do consumo total de eletricidade do país, e sua representatividade deverá aumentar ainda mais a partir de 2024.

Opinião do Consumidor: Iran Paulo

Iran Paulo, aposentado e morador do centro de Jaboatão dos Guararapes, também está ansioso pela chegada da concorrência. Ele acredita que a concorrência pode ser uma oportunidade para reduzir as despesas domésticas.

PUBLICIDADE

Previsões da ANEEL para 2024

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as distribuidoras devem perder 5,3 mil clientes, ou seja, 1% do seu mercado, com a migração de consumidores ligados em alta tensão – como comércios e indústrias – para o mercado livre de energia em 2024. Isso representa um total de 279,4 gigawatts-hora (GWh) de energia por mês.

Conclusão

O mercado livre de energia tem se mostrado uma alternativa viável para consumidores que buscam reduzir suas despesas com energia. Com a expectativa de crescimento contínuo e a possível inclusão de consumidores residenciais, este mercado promete transformar o setor de energia no Brasil.

PUBLICIDADE

Comentários

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE