Connect with us
Hipomagnesemia em Bovinos - A Tremedeira Fatal Hipomagnesemia em Bovinos - A Tremedeira Fatal

Notícias

Hipomagnesemia em Bovinos – A Tremedeira Fatal

Artigo

em

A hipomagnesemia é uma condição médica séria que pode afetar o rebanho bovino, levando a sérias consequências. Neste artigo, vamos abordar profundamente a hipomagnesemia, suas causas, sintomas e possíveis formas de prevenção e tratamento.

O que é Hipomagnesemia?

A hipomagnesemia, também conhecida como ‘tremedeira de pastagem’, é uma condição caracterizada por baixos níveis de magnésio no sangue dos animais. Isso pode levar a uma série de complicações de saúde graves, incluindo tremores, convulsões e, em casos extremos, até mesmo a morte.

PUBLICIDADE

A Importância do Magnésio

O magnésio é um elemento vital para o organismo dos bovinos. Ele desempenha várias funções, das quais nos concentraremos em três principais:

1. Ação sobre os músculos
2. Ação sobre o cérebro e cerebelo
3. Ação sobre o coração

PUBLICIDADE

Conceito-chave: O magnésio tem efeito contrário ao do cálcio. Quando o cérebro envia um comando para um músculo se mover, este comando chega através de neurônios. Para que o impulso elétrico passe para o músculo, é necessária a liberação de uma substância chamada acetilcolina, que é regulada pelo cálcio. Entretanto, se essa liberação for prolongada, pode ocorrer uma câimbra ou uma contração muscular contínua. É aí que o magnésio entra em ação, impedindo que o cálcio libere mais acetilcolina.

Causas da Hipomagnesemia

A hipomagnesemia geralmente ocorre em rebanhos que pastam em pastagens ricas em potássio e nitrogênio, mas pobres em magnésio. Além disso, o estresse pode desencadear uma queda súbita nos níveis de magnésio no sangue, tornando os animais mais suscetíveis à condição.

PUBLICIDADE

Sintomas da Hipomagnesemia

Os sintomas da hipomagnesemia podem variar, mas geralmente incluem:

* Perda de apetite
* Andar desequilibrado, como se estivessem bêbados
* Tremores e convulsões
* Salivação excessiva
* Aumento da frequência cardíaca
* Aumento da temperatura corporal

PUBLICIDADE

Prevenção e Tratamento da Hipomagnesemia

A prevenção é a melhor forma de lidar com a hipomagnesemia. Isso pode ser feito através da moderação no uso de fertilizantes ricos em potássio e nitrogênio, além de adicionar magnésio à dieta dos animais.

Quando se trata de tratamento, os animais afetados podem ser tratados com grandes quantidades de sulfato de magnésio, administrado por via intravenosa.

PUBLICIDADE

Conclusão

A hipomagnesemia é uma condição perigosa que pode levar a graves consequências para o rebanho bovino. No entanto, com a devida prevenção e tratamento, é possível proteger os animais e garantir sua saúde e bem-estar.

Para mais informações e conselhos sobre a criação de gado, visite nosso site: [Website]()

PUBLICIDADE

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn

Autor: Mariana Cremasco

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE