Connect with us
Operação de Busca da GNR Operação de Busca da GNR

Notícias

Operação de Busca da GNR

Artigo

em

A Guarda Nacional Republicana (GNR) conduziu uma operação de busca significativa em várias regiões de Portugal em um esforço para reprimir práticas ilegais relacionadas à gestão e ao movimento transfronteiriço de resíduos.

Contexto da Operação

Na terça-feira, 31 de outubro, a GNR realizou buscas em diversas áreas, incluindo Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Portalegre. A operação foi executada em resposta a suspeitas de atividades prejudiciais ao meio ambiente.

PUBLICIDADE

Mandados e Buscas

A GNR executou uma série de mandados durante a operação. No total, houve seis mandados de busca domiciliária, 15 não domiciliária, especialmente em empresas, e seis mandados de pesquisa informática. A operação resultou na apreensão de provas documentais e digitais.

A Investigação

De acordo com o comunicado oficial da GNR, a investigação por crime de atividades perigosas para o ambiente e por crime de contrabando ocorreu ao longo de mais de quatro anos. Uma equipe mista foi formada para conduzir a investigação, incluindo membros do Serviço de Protecção da Natureza (SEPNA), da estrutura de Investigação Criminal (IC) da GNR e da Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

PUBLICIDADE

Objetivos da Operação

As diligências policiais tinham como objetivo recolher provas sobre o ‘modus operandi’ das empresas. Havia suspeitas de que essas empresas estavam gerenciando e comercializando resíduos que representavam riscos para a saúde humana e o ambiente sem cumprir as formalidades legais previstas para o Movimento Transfronteiriço de Resíduos (MTR).

Riscos Ambientais e de Saúde

Os resíduos em questão eram supostamente enviados para destinos como Tailândia, Brasil, Índia, Malásia, Hong Kong e Turquia. Eles eram declarados às entidades competentes como resíduos de menor perigosidade, evitando, assim, os mecanismos de controle formais e sonegando pagamentos de taxas ambientais e impostos decorrentes.

PUBLICIDADE

Participação na Operação

A operação contou com a participação de 86 militares, com a colaboração de 20 inspetores da IGAMAOT e dois inspetores da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Ações Futuras

A GNR, através do SEPNA, tem intensificado a investigação de infrações ambientais para reprimir essas práticas ilegais. A GNR está comprometida em proteger o meio ambiente e a saúde pública, e essas ações de busca e apreensão são apenas um dos muitos esforços que estão sendo feitos nesse sentido.

PUBLICIDADE

Conclusão

A operação de busca da GNR destaca a importância de manter práticas de gerenciamento de resíduos adequadas e legais. É essencial que as empresas cumpram todas as formalidades legais e regulamentações para garantir que não estejam contribuindo para danos ambientais ou riscos à saúde.

Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui assessoria legal.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE