Connect with us
Primeira-dama Janja defende alegria em viagem à Índia, mesmo em meio à tragédia no Rio Grande do Sul Primeira-dama Janja defende alegria em viagem à Índia, mesmo em meio à tragédia no Rio Grande do Sul

Notícias

Primeira-dama Janja defende alegria em viagem à Índia, mesmo em meio à tragédia no Rio Grande do Sul

Artigo

em

Após uma enxurrada de críticas devido à sua empolgação com uma viagem à Índia, enquanto o estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma situação trágica, a primeira-dama Janja da Silva defendeu-se em suas redes sociais. Ela argumenta que sua felicidade não significa falta de compaixão e solidariedade.

> ‘Minha felicidade e minha satisfação nunca serão interpretadas como falta de compaixão e solidariedade para com o próximo’, disse Janja na plataforma de mídia social X.

PUBLICIDADE

Comemoração na Índia e Críticas no Brasil

Na sexta-feira passada, Janja compartilhou um vídeo que celebrava sua chegada a Nova Delhi, Índia. Ela acompanha o presidente Lula durante a reunião do G20. Com a tragédia que cidades do Rio Grande do Sul têm enfrentado nos últimos dias, a postagem da primeira-dama foi amplamente criticada, levando à sua remoção das redes sociais.

No vídeo, Janja expressa sua alegria ao chegar na Índia: ‘Namaste! Olá, Índia. Boa noite! Estou tão animada que mal posso esperar para começar a dançar’, disse ela, logo após descer do avião presidencial.

PUBLICIDADE

O deputado estadual do Rio Grande do Sul, Professor Claudio Branchieri (Podemos), disse que Janja está ‘dançando na cara dos brasileiros’ e classificou o comportamento da primeira-dama como ‘uma demonstração de encanto juvenil e irresponsável’. O ex-secretário de Cultura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e atual deputado federal Mario Frias também condenou a publicação:

‘Enquanto o Rio Grande do Sul registra 41 mortes, 85 cidades afetadas, 3 mil pessoas desabrigadas e quase 8 mil desalojadas, Janja continua fazendo o que faz de melhor: exibindo sua viagem!’, escreveu em suas redes.

PUBLICIDADE

Ações do Governo no Rio Grande do Sul

O presidente em exercício Geraldo Alckmin afirmou na sexta-feira que visitará os municípios afetados no domingo, após reuniões ministeriais convocadas de última hora para lidar com a crise. O governo federal também anunciou uma série de medidas de apoio, como um auxílio de R$ 800 para cada pessoa desabrigada e a distribuição de cestas básicas de alimentos.

No entanto, o presidente Lula não visitou o Rio Grande do Sul, ao contrário do que fez em outras situações de desastres ao longo do ano, como a tempestade no litoral de São Paulo.

PUBLICIDADE

Justificativa para a Ausência de Lula

Quando questionado, Alckmin justificou a ausência de Lula citando um ‘mal-estar de saúde’ e o desfile do Dia da Independência, 7 de setembro.

‘Seus ministros estiveram lá. O presidente teve o desfile do 7 de setembro ontem, não podia sair. No dia anterior, ele teve um mal-estar de saúde. Mas todo o governo está empenhado em ajudar a região’, disse Alckmin.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, Lula cancelou todas as agendas públicas e passou o dia despachando com ministros do Palácio da Alvorada, sua residência oficial. O Palácio do Planalto já havia informado que o presidente estava com um leve resfriado. Apesar disso, Lula cumpriu agendas oficiais ao longo de todo o dia e finalizou a reforma ministerial que já se arrastava por dois meses.

No dia seguinte, Lula participou logo pela manhã do desfile do Dia da Independência e embarcou para a Índia em seguida, onde participa de reuniões do G20. A previsão é que ele fique no país até a noite de domingo.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE