Connect with us
Terremotos no Marrocos - Um olhar para a história e a geologia Terremotos no Marrocos - Um olhar para a história e a geologia

Notícias

Terremotos no Marrocos – Um olhar para a história e a geologia

Artigo

em

O Marrocos, um país conhecido pela sua rica herança cultural e belezas naturais, também é palco de fenômenos geológicos intensos. Neste artigo, iremos explorar a fundo os terremotos que ocorreram na região, suas causas e efeitos.

1. A Cordilheira do Atlas

A Cordilheira do Atlas, localizada no norte da África, abriga o Monte Toubkal, o pico mais alto da região. Apesar de ser uma área montanhosa e rural, algumas de suas províncias são densamente povoadas e foram severamente afetadas por terremotos.

PUBLICIDADE

1.1 A densidade populacional

A cidade de Marrakech, com quase um milhão de habitantes, é a mais populosa da região. Alguns de seus bairros têm uma densidade populacional maior do que Nova York. Infelizmente, muitas de suas construções não são preparadas para resistir a terremotos, tornando a população ainda mais vulnerável a esses desastres.

1.1.1 Patrimônio Mundial da Humanidade

O bairro histórico de Marrakech, conhecido como Medina, abriga um conjunto arquitetônico de mesquitas, palácios e tumbas que foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1985. Uma de suas principais atrações é um mercado de vielas estreitas, frequentado por milhares de pessoas. Infelizmente, muitas lojas desabaram durante o terremoto, e as muralhas da cidade histórica também foram danificadas.

PUBLICIDADE

2. A geologia dos terremotos

Os terremotos ocorrem devido ao movimento das placas tectônicas que formam a superfície da Terra. Quando essas placas se movem ou colidem, causam tremores que podem ser sentidos na superfície.

2.1 As placas tectônicas no Marrocos

Na região norte do Marrocos, encontram-se duas placas tectônicas: a Euroasiática e a Africana. O terremoto que ocorreu na sexta-feira, 8 de abril, foi causado pelo movimento de pequenas falhas geológicas localizadas no interior da Placa Africana.

PUBLICIDADE

2.1.1 Intensidade do tremor

O epicentro do tremor também influencia a intensidade com que o terremoto é sentido. No caso do terremoto ocorrido na sexta-feira, 8 de abril, o epicentro foi relativamente raso, a 18,5 km de profundidade, tornando o tremor ainda mais intenso.

3. A prevenção

Terremotos são fenômenos impossíveis de prever com antecedência. A única forma de prevenção é a construção de edifícios resistentes a terremotos. Infelizmente, essa não é a realidade no Marrocos, onde muitas edificações não são preparadas para resistir a esses desastres.

PUBLICIDADE

3.1 O risco geológico

A proximidade a uma zona de falha aumenta o risco geológico. No entanto, o risco também é influenciado pela qualidade da construção dos edifícios. Construções protegidas são menos vulneráveis a danos causados por terremotos do que aquelas que não são.

4. Histórico de terremotos no Marrocos

Embora não seja comum, o Marrocos já foi palco de grandes terremotos. O mais grave ocorreu em 1960, causando a morte de 15 mil pessoas. O último grande terremoto ocorreu em 2004, deixando mais de 600 mortos.

PUBLICIDADE

Com a compreensão da geologia da região e o investimento em construções mais seguras, espera-se que futuros terremotos causem menos danos e perdas de vida. Ainda assim, a população local e os governos devem continuar a trabalhar juntos para melhorar a resiliência a esses desastres naturais.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE