Connect with us
Caminho do Santuário - Uma Viagem de Fé e História ao Longo do Litoral Sul do Espírito Santo Caminho do Santuário - Uma Viagem de Fé e História ao Longo do Litoral Sul do Espírito Santo

Notícias

Caminho do Santuário – Uma Viagem de Fé e História ao Longo do Litoral Sul do Espírito Santo

Artigo

em

Neste mês, o estado do Espírito Santo se tornará o cenário de uma experiência espiritual e cultural significativa: o III Caminho do Santuário. Esse trajeto de 62 km tem como objetivo destacar a rota jesuítica do sul capixaba, ampliando o já famoso itinerário de 100 km ‘Os Passos de Anchieta’. Juntas, essas rotas somam surpreendentes 162 km de linda costa, seguindo o percurso originalmente feito pelo Padre José de Anchieta.

Uma Iniciativa para Promover o Turismo

A ideia é da ABAPA, que em 2016 lançou o projeto ‘Caminho do Santuário’ em colaboração com o SEBRAE, o programa de estímulo ‘Turismo Religioso do Estado do Espírito Santo’, e a Secretaria Estadual de Turismo SETUR/ES. Após duas edições bem-sucedidas em 2018 e 2019, o evento teve uma pausa devido à pandemia global, mas agora retorna com vigor total, prometendo atrair turistas de todo o Brasil.

PUBLICIDADE

O Itinerário

A jornada começa no Santuário Nacional de São José de Anchieta, localizado no município de Anchieta, e termina no Santuário de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, passando pelas cidades de Piúma, Itapemirim e Marataízes.

Esta forma de apresentar o Espírito Santo através de caminhadas que misturam contexto histórico e cultural tem mostrado seu valor. Afinal, a cada ano, peregrinos de diversas origens procuram recriar essas rotas, e a ABAPA visa com isso impulsionar o turismo na região sul capixaba, gerando oportunidades econômicas e fortalecendo a autoestima dos residentes locais.

PUBLICIDADE

O projeto não se limita a um evento anual, mas sim a uma visão de longo prazo. O objetivo é consolidar esta rota como um destino turístico permanente, estimulando a economia local com atividades como hospedagem, gastronomia e comércio.

Apoio e Inscrições

Este ano, a caminhada conta com o apoio logístico essencial das Prefeituras Municipais de Anchieta, Marataízes e Presidente Kennedy. Aqueles interessados em participar desta experiência única podem se inscrever até o dia do evento. As inscrições antecipadas estão disponíveis no site oficial da caminhada, através do link: .

PUBLICIDADE

Participe deste momento de reflexão, fé e descoberta. A beleza do sul capixaba e a rica história jesuíta aguardam por você.

ing – 2023-11-01 14:01:22.973921## Programação do Evento

1º Dia – 03/11/23 – Sexta-feira:

Os peregrinos partem do Santuário Nacional de São José de Anchieta, rumo ao primeiro pernoite, em Itaoca. Total de 20 km.

PUBLICIDADE

* 07h00 – Concentração no Santuário Nacional de São José de Anchieta,
* 07h15 – Confraternização,
* 07h30 – Aquecimento físico e início da caminhada rumo a Itaoca,
* 12h00 – Chegada em Itaoca com música ao vivo.

2º Dia – 04/11/23 – Sábado:

Os peregrinos partem de Itaoca, rumo ao segundo pernoite, em Marataízes. Total de 19 km.

PUBLICIDADE

* 07h30 – Aquecimento físico e partida,
* 12h00 – Chegada na Igreja Nossa Senhora da Penha, em Marataízes com música ao vivo.

3º Dia – 05/11/23 – Domingo:

Os peregrinos partem de Marataízes, rumo ao último dia de caminhada, no Santuário de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy. Total de 23 km.

PUBLICIDADE

* 07h00 – Saída dos ônibus no mesmo local (Igreja N. S. da Penha) impreterivelmente às 07h00,
* 08h00 – Aquecimento físico e partida da caminhada na lagoa do Camping do Siri,
* 12h00 – Chegada no Santuário de N. S. das Neves em Presidente Kennedy,
* 13h30 – Missa de recepção dos peregrinos,
* 15h00 – Encerramento do evento.

Serviços de Apoio

Em todos os dias, a ABAPA, organizadora do evento, contará com a presença de assistência médica. As pessoas que desistirem no meio do caminho, também podem pegar uma carona nos carros de apoio da organização. Todo o trajeto é marcado pela disponibilidade de utilização de W.C. químicos instalados em pontos estratégicos, assim como pontos de abastecimento de água potável e frutas, para hidratação e reposição de vitaminas e minerais, indispensáveis para o caminhante. Todos os pontos de chegada oferecem aos participantes, um serviço de massoterapia para reestabelecimento muscular e para evitar maiores lesões pós descanso.

PUBLICIDADE

Então, junte-se a nós nesta maravilhosa jornada de fé, história e descoberta. A beleza do sul capixaba e a rica história jesuíta aguardam por você. Não perca a chance de fazer parte desta incrível experiência.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE