Connect with us
População Masculina é Predominante em 13 Municípios da Região Metropolitana de Sorocaba População Masculina é Predominante em 13 Municípios da Região Metropolitana de Sorocaba

Notícias

População Masculina é Predominante em 13 Municípios da Região Metropolitana de Sorocaba

Artigo

em

Embora Sorocaba tenha uma população feminina superior, a situação é inversa em 13 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Essas cidades, em particular, possuem uma população masculina mais abundante.

Cidades com Maior População Masculina

De acordo com os dados obtidos do Censo 2022, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13 dos 27 municípios da RMS possuem mais homens do que mulheres. São eles: Alambari, Araçariguama, Capela do Alto, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Sarapuí, São Miguel Arcanjo e Tapiraí.

PUBLICIDADE

População por Cidade

A cidade de Alambari, por exemplo, possui uma população total de 6.141 pessoas, sendo 3.099 homens e 3.042 mulheres. Já Ibiúna, a cidade mais populosa entre as 13, possui 75.605 habitantes, com uma distribuição de 37.912 homens e 37.693 mulheres.

Tamanho das Cidades x População Feminina

Os números do Censo 2022 indicam que, geralmente, as cidades maiores possuem uma população feminina maior. Na RMS, por exemplo, os seis municípios mais habitados – Sorocaba, Itu, Itapetininga, Salto, Votorantim e Tatuí – possuem uma população feminina superior.

PUBLICIDADE

Panorama Nacional

Em nível nacional, a situação é similar. De acordo com o IBGE, a proporção de homens diminui à medida que o tamanho da população dos municípios aumenta.

> ‘A proporção de homens, em média, diminui à medida que aumenta o porte populacional dos municípios, partindo de 102,3 homens para cada 100 mulheres, nos municípios com até 5 mil habitantes, até 88,9 para os municípios com mais de 500.000 habitantes’, informou o órgão.

PUBLICIDADE

Municípios com Maior Diferença de Gêneros

Dentre os 13 municípios da RMS com mais homens do que mulheres, Iperó, Capela do Alto e Porto Feliz são os que apresentam as maiores diferenças entre as quantidades de habitantes por gênero.

Iperó

Iperó, por exemplo, possui uma população total de 36.459 habitantes, com 19.575 homens e 16.884 mulheres.

PUBLICIDADE

Capela do Alto

Capela do Alto, com uma população total de 22.866 pessoas, possui 12.532 homens e 10.334 mulheres.

Porto Feliz

Em Porto Feliz, com 56.497 habitantes, o total de homens é 28.716 e o de mulheres 27.781.

PUBLICIDADE

Menor Diferença de Gêneros

Por outro lado, as menores diferenças entre as populações masculina e feminina na RMS estão em Alambari, Araçariguama e Tapiraí.

Tapiraí

Em Tapiraí, dos 7.996 habitantes, 4.016 são homens e 3.980 mulheres.

PUBLICIDADE

Alambari

Em Alambari, dos 6.141 habitantes, 3.099 são homens e 3.042 mulheres.

Araçariguama

Finalmente, em Araçariguama, com 21.522 habitantes, 10.793 são homens e 10.729 mulheres.

PUBLICIDADE

Conclusão

Os dados do Censo 2022 nos oferecem uma visão interessante sobre a distribuição da população por gênero na RMS. Embora a população feminina seja dominante nas cidades maiores, várias cidades menores possuem uma população masculina maior. Essa tendência é observada não apenas na RMS, mas em todo o Brasil, como indicado pelos dados do IBGE.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE