Connect with us
Ex-vereador de Acrelândia é extraditado de Portugal após decisão favorável Ex-vereador de Acrelândia é extraditado de Portugal após decisão favorável

Notícias

Ex-vereador de Acrelândia é extraditado de Portugal após decisão favorável

Artigo

em

No último mês, a justiça Portuguesa autorizou a extradição de um ex-vereador do município de Acrelândia, Ariston de Souza Jardim. Condenado por tortura, o ex-político se encontrava foragido em terras portuguesas. A solicitação de extradição foi realizada pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), através da Promotoria de Justiça Cumulativa de Acrelândia.

A captura

Em junho deste ano, Ariston foi detido em Lisboa, pela Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida como Interpol. Sua captura ocorreu enquanto ele já respondia pelo processo de tortura a um adolescente em 2011. Segundo informações, o ex-vereador e outros indivíduos, incluindo um menor, estavam envolvidos neste crime.

PUBLICIDADE

> ‘Ariston de Souza Jardim, ex-vereador de Acrelândia, foi detido em Portugal pela Interpol’

O pedido de extradição

Após sua prisão em Portugal, Ariston solicitou à justiça do país que não fosse extraditado e que pudesse cumprir sua pena em solo português. No entanto, o MPAC se posicionou contrário a esta solicitação, pedindo pela extradição do condenado.

PUBLICIDADE

A decisão

O Tribunal da Relação de Coimbra, em Portugal, considerou que o pedido de extradição do MPAC estava de acordo com os requisitos formais e materiais exigidos pela Convenção de Extradição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além disso, não foram encontrados motivos para recusar a extradição.

A chegada ao Acre

O ex-vereador chegou ao Acre na última sexta-feira, onde compareceu a uma audiência de custódia. Ele cumprirá uma pena de cinco anos em regime semiaberto, com monitoramento eletrônico em Acrelândia.

PUBLICIDADE

“`python
# Código de monitoramento eletrônico
def monitoramento():
if (condenado.localizacao != ‘Acrelândia’):
alerta()
“`

1. Extradição de Ariston de Souza Jardim
2. Pedido de extradição pelo MPAC
3. Decisão da justiça Portuguesa
4. Chegada ao Acre e cumprimento da pena

PUBLICIDADE

A justiça, por fim, se fez presente, garantindo que o ex-vereador responda por seus atos de acordo com a lei brasileira. A atuação do MPAC foi crucial para tal desfecho, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais.

Referências:

PUBLICIDADE

MP/AC
Interpol
Tribunal da Relação de Coimbra

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE