Connect with us
Início da pavimentação da estrada Cuamba, ligando Monte Alegre a Alenquer Início da pavimentação da estrada Cuamba, ligando Monte Alegre a Alenquer

Notícias

Início da pavimentação da estrada Cuamba, ligando Monte Alegre a Alenquer

Artigo

em

Cerimônia de autorização

O Governador Helder Barbalho assinou a autorização para o início das obras de construção e pavimentação dos 53 quilômetros da estrada vicinal Cuamba, na região do Baixo Amazonas, oeste paraense, na última quarta-feira (6). Este projeto é de grande importância para integrar os municípios e facilitar o escoamento da produção local.

> ‘Estamos aqui iniciando mais uma importante obra de integração, fazendo com que essa região possa aproximar a cidade de Monte Alegre de Alenquer a partir da integração da PA-255 com a PA-427, encurtando distâncias e garantindo o fluxo de pessoas com segurança, diminuindo tempo de viagem e fazendo o escoamento da produção. Um investimento em 53 quilômetros de asfalto, fazendo com que essa região da Calha Norte possa se desenvolver cada vez mais’, afirmou o governador.

PUBLICIDADE

A estrada vicinal Cuamba

Cuamba, que interliga os municípios de Alenquer e Monte Alegre, receberá asfalto em toda a sua extensão pela primeira vez. O Secretário de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, responsável pela obra, ressaltou que o investimento supera R$ 100 milhões.

Importância da obra

> ‘É uma obra feita em uma região por onde passa a produção da agricultura familiar. Por aqui passa a produção do limão e da agropecuária, que vem trazendo desenvolvimento econômico para essa região. Um investimento do Governo que transforma a vida das pessoas, tirando essas pessoas da poeira, no verão, e da lama, no inverno, e fazendo que tenhamos estrada de qualidade, com mais segurança e estrutura digna para quem vive nessa região’, explicou Adler Silveira.

PUBLICIDADE

Divisão das obras

Para dar mais eficiência ao trabalho, a obra foi dividida em três partes: dois lotes de 17 quilômetros e um terceiro de 18,82 quilômetros de extensão, todos situados entre o entroncamento da PA-255 ao entroncamento da PA-427, em Alenquer.

Serão investidos cerca de R$ 110 milhões na construção e pavimentação da vicinal Cuamba, que possui quatro pontes, duas de concreto e duas de madeira. Estas serão substituídas por concreto durante a obra.

PUBLICIDADE

Expectativa da comunidade

Aldemar Passos, agricultor local, expressou a ansiedade da comunidade regional pelo asfaltamento da vicinal.

> ‘A gente tinha tanta esperança que saísse, e agora a gente já está vendo o início da obra, que significa muitas coisas boas para a gente, com acessos melhores. Também a poeira e a lama que diminuem na época de chuva. Com certeza, a obra vai trazer grandes melhorias para a gente’, ressaltou Aldemar.

PUBLICIDADE

Segurança jurídica

Além do início das obras, também foi entregue o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) Jurídica para a Associação de Produtores Extrativistas e Pescadores do município de Alenquer, CAF, carteiras de produtora e Cadastro Ambiental Rural (CAR) para fomentar a cadeia produtiva da mandioca, e CAF e carteira de produtora para olericultura.

Eracildo Oliveira Maia, presidente da Associação de Produtores Extrativistas e Pescadores de Alenquer, explicou que a documentação confere à entidade segurança jurídica para buscar participação em projetos dos governos estadual e federal, e em outras entidades ligadas a esse tipo de atuação.

PUBLICIDADE

> ‘Isso permite à população de Alenquer, e de todo o Estado do Pará, acesso a produtos de qualidade para a merenda escolar, por exemplo, que são livres de agrotóxicos, cuja produção foi feita em concordância com a preservação do meio ambiente. Sem contar que isso é a forma de garantir que esses trabalhadores da agricultura familiar possam ter acesso à renda’, informou Eracildo Oliveira Maia.

Acesso à assistência técnica

Helena Rodrigues da Costa, moradora de Monte Alegre e participante da cadeia produtiva da mandioca, destacou a importância do acesso à assistência técnica oferecida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

PUBLICIDADE

> ‘A gente vai adquirindo base para trabalhar melhor por conta dessa articulação do governo, que garante o acesso à assistência’, completou Helena.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’

.

PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE