Connect with us
Vacina contra a Covid-19 será inclusa no Programa Nacional de Imunizações a partir de 2024 Vacina contra a Covid-19 será inclusa no Programa Nacional de Imunizações a partir de 2024

Notícias

Vacina contra a Covid-19 será inclusa no Programa Nacional de Imunizações a partir de 2024

Artigo

em

A vacina contra a Covid-19 será incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir de 2024. A decisão foi comunicada pelo Ministério da Saúde, que também recomendou que estados e municípios priorizem crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Grupos Prioritários

Os grupos que correm maior risco de desenvolverem formas graves da doença incluem:

PUBLICIDADE

1. Idosos
2. Imunocomprometidos
3. Gestantes e puérperas
4. Trabalhadores da saúde
5. Pessoas com comorbidades
6. Indígenas, ribeirinhos e quilombolas
7. Pessoas em instituições de longa permanência e trabalhadores
8. Pessoas com deficiência permanente
9. Pessoas privadas de liberdade
10. Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
11. Funcionários do sistema de privação de liberdade
12. Pessoas em situação de rua

> ‘É uma mudança importante, alinhada com a Organização Mundial da Saúde [OMS]’, disse Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

Vacinação Anual

A vacinação contra a Covid-19 será anual, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqueles que já receberam a dose este ano estão com a vacinação em dia.

> ‘A vacina vai ser anual. Se a pessoa tomou a dose deste ano, já está com a dose em dia’, explicou a secretária.

PUBLICIDADE

Eficácia da Vacina

A eficácia da vacina contra a Covid-19 é incontestável, tendo reduzido o número diário de mortes no Brasil de 4 mil para 42.

> ‘Temos já elementos muito robustos e contundentes que indicam a segurança e a efetividade da vacina’, afirmou Ethel.

PUBLICIDADE

Covid Longa

O Ministério da Saúde está realizando um estudo nacional com cerca de 33 mil pessoas para entender melhor a chamada ‘covid longa’, que continua a apresentar sintomas mesmo após a recuperação do vírus.

> ‘É algo que também nos preocupa aqui no Ministério da Saúde, porque não temos estimativas internacionais nem nacionais ainda que nos deem elementos para a criação de políticas públicas’, disse a secretária.

PUBLICIDADE

Números da Covid no Brasil

O Brasil segue uma tendência global de oscilação no número de casos da doença. Alguns estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, registraram um aumento de casos na população adulta. Em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul, há sinais de um aumento lento nas ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) resultante da Covid-19 na população idosa.

Conclusão

A inclusão da vacina contra a Covid-19 no Programa Nacional de Imunizações é um passo importante na luta contra a pandemia. A vacinação anual e a priorização de grupos de risco são estratégias alinhadas com as recomendações da OMS.

PUBLICIDADE

> ‘A vacina passa a ser recomendada no calendário de crianças. Para todas as crianças nascidas ou que estejam no Brasil, com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, a vacina passa a ser obrigatória no calendário vacinal’, concluiu a secretária.

Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

Nota: Este artigo foi escrito com base em informações disponíveis no momento da escrita. Recomenda-se que os leitores busquem informações atualizadas sobre a Covid-19 e a vacinação.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

vacina contra a Covid-19, Programa Nacional de Imunizações, Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, grupos prioritários, vac,

PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE