Educador Físico de Valinhos é técnico convidado da Seleção Brasileira

Rodrigo Ramos (técnico do sub-12 e sub-13 de Valinhos); Vita (preparador físico da seleção brasileira); Leonardo Ribeiro da Silva (técnico convidado da seleção brasileira e técnico do sub-15 e sub-17 de Valinhos); Carlinhos (técnico da seleção brasileira); João Camargo ( auxiliar técnico da seleção brasileira); Cyro Nezu (preparador físico do sub-15 e sub-17 de Valinhos)

Leonardo Ribeiro fez parte da Comissão Técnica nos treinamentos para o Sul-americano

Por Thaís Ferrari

O técnico das categorias de base, sub 15 e sub 17, do Basquete Vera Cruz – Campinas/Valinhos (Basquetebol Búfalos), Leonardo Ribeiro da Silva, compôs a Comissão Técnica da Seleção Brasileira (principal), nos treinamentos para o Campeonato Sul-americano, como técnico convidado, pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que viabiliza a oportunidade, para conhecer o trabalho desenvolvido na seleção. A vivência de Ribeiro (e a preparação do time de basquete feminino) ocorreu do dia 10 ao dia 27 de agosto em Campinas, na Arena Concórdia, no Centro de Treinamento da CBB.

O treinador de Valinhos contribuiu de maneira indireta nos treinamentos do técnico Carlos Lima, Carlinhos, oficial da seleção, “minha atuação foi como técnico que esteve ali para observação; não interferi diretamente no planejamento e nos treinamentos, eu auxiliava os técnicos principais, acompanhando e aprendendo”, relata. Essa participação foi específica para o Campeonato Sul-americano, que teve início na quinta-feira (30), com a primeira disputa brasileira contra a Venezuela, em Tunja, na Colômbia.

“Foi uma experiência incrível, pude acompanhar o trabalho que é desenvolvido na seleção principal de nosso país, o mais alto nível da categoria que a gente trabalha”. Ele conta que os treinos foram bastante intensos, pois a competição marca o início do Ciclo Olímpico, “vale vaga para a Copa América do ano que vem, que consequentemente vai ser a disputa da vaga olímpica, para Tokyo em 2020”, explica. Ribeiro define a equipe principal como “muito bem preparada”, e que a expectativa é de que tragam a vitória. Mais informações sobre a disputa podem ser conferidas no site da CBB www.cbb.com.br.

Basquete Vera Cruz – Campinas/Valinhos

A filiação de Valinhos com a equipe do Vera Cruz Basquete Campinas – atual campeão brasileiro – se deu no início deste ano, e a parceria tem rendido bons frutos. “Não só pela questão financeira, mas pela atração para novas atletas, porque tem espelho, ídolos, e isso é parte fundamental do processo de desenvolvimento”, destaca Ribeiro. As escolinhas, a partir dos 7/8 anos de idade, vão até os 13 anos, e após isso, os técnicos selecionam aquelas que têm maior aptidão, para posteriormente fazer parte das equipes de competições, iniciando na categoria sub 12. “Cada fase tem um certo conteúdo para se desenvolver, para que a atleta chegue nas melhores condições possíveis na categoria principal”. A participação de Ribeiro na seleção brasileira trouxe novos conhecimentos para serem aplicados na equipe que representa Valinhos, sem contar o networking, que abre portas futuras.

A equipe principal do Vera Cruz está com duas atletas na seleção, uma jogadora que não chegou e outra machucada, e estão treinando com sete mulheres, o que é pouco, e por conta disso a categoria de base, sub 17, têm participado dos treinos, e duas delas participaram do jogo no sábado (01), que aconteceu em Sorocaba, e faz parte do Campeonato Paulista. A equipe de Basquete Vera Cruz – Campinas/Valinhos esteve em peso no último treino da seleção brasileira para o Sul-americano, com 70 meninas presentes, “mostrou realmente a força do nosso projeto”, completa o técnico.

A Secretaria de Esportes e Lazer tem dado todo apoio necessário para a equipe, e o primeiro jogo do Vera Cruz em Valinhos já está marcado para dia 10 de outubro, no Ginásio Municipal. A categoria sub 17 realizará jogo preliminar, às 17h, e na sequência o profissional. “Que cada vez mais a gente possa aumentar o número de atletas e o número de categorias, e que esse vínculo com o Vera Cruz fique cada vez mais forte”, finaliza. As atualizações sobre a equipe podem ser conferidas na página do Facebook – Basquetebol Búfalos.