Plataforma lançada pela Prefeitura de Campinas será vitrine de projetos nas áreas de cultura e esportes

Plataforma lançada pela Prefeitura de Campinas será vitrine de projetos nas áreas de cultura e esportes

A Prefeitura de Campinas lançou nesta segunda-feira, 23 de julho, uma plataforma online que tem a proposta de funcionar como uma vitrine de projetos aprovados por leis de incentivo nas áreas de cultura e esportes, de forma a facilitar a captação de recursos junto às empresas e até pessoas físicas, que podem destinar parte dos impostos devidos para viabilizar estes projetos.

O lançamento do Banco de Projetos Aprovados teve a participação do prefeito Jonas Donizette, além de secretários municipais, a reitora em exercício da Unicamp, Tereza Atvars, produtores culturais, agentes esportivos, políticos, entre outros interessados nos segmentos.

O site já está no ar e trata-se de um conceito inovador, ainda não aplicado no Brasil, segundo o secretário de Cultura, Ney Carrasco. De acordo com ele, a iniciativa surgiu em 2014, quando começou a ser desenvolvida a proposta de aproximar empresários e proponentes de projetos em busca de recursos, mas faltava uma “ponta”, a do captador. Além disso, as entidades que reúnem os contadores também foram envolvidas, e também poderão se tornar captadores de recursos, uma vez que atuam diretamente na gestão dos tributos das empresas.

Carrasco ressalta que a ferramenta facilita a comunicação de todas as “pontas”, permitindo ainda que os pequenos empresários também tenham participação no processo de aporte de recursos a projetos culturais e esportivos. “No conceito de ‘microcaptação’, o empresário pode destinar qualquer valor. Às vezes o pequeno empresário acha que não tem recursos para investir em um projeto aprovado por uma lei Rouanet, mas pode aportar qualquer valor, e naqueles projetos que gosta, que tem afinidade”, afirma.

Os secretários Dario Saadi, de Esporte e Lazer; e André von Zuben, do Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo, reforçaram a importância da atuação conjunta das pastas envolvidas para o êxito da iniciativa. Ao fomentar o estímulo para a realização de ações incentivadas na região, amplia-se o “acesso do público à cultura e ao esporte”, destacaram.

O prefeito Jonas Donizette ainda reforçou a necessidade de se propor reuniões com entidades ligadas ao empresariado para que a nova plataforma seja divulgada e, assim, as empresas possam conhecer e investir nos projetos de esportes e lazer.

O site já está funcionando e já há vários projetos cadastrados. Interessados podem acessar a plataforma para incluir projetos, mediante um login e senha. Também há informações sobre a finalidade do Banco, a quem se destina e explicações sobre cada lei de incentivo.

Mais sobre o funcionamento da plataforma

O objetivo do Banco de Projetos Aprovados – apresentado no lançamento pelo especialista cultural da Secretaria de Cultura Rodrigo Nascimento – é facilitar a divulgação dos projetos e o contato entre proponentes, captadores e empresas, disponibilizando uma ferramenta de mensagens diretas entre as partes.

Ao cadastrarem seus projetos aprovados, os proponentes têm a oportunidade de divulgar entre os captadores de recursos e os empresários as ações que podem ser executadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Ao apoiar um projeto por meio de renúncia fiscal, as empresas destinam parte do imposto devido diretamente para ações culturais e/ou esportivas locais. Assim, estimulam a cadeia produtiva local, proporcionam amplo acesso à cultura a ao esporte, impactando no desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

Além disso, a empresa aproxima a sua marca de seus clientes, por meio de responsabilidade social, obtendo um ganho para a sua imagem institucional.

Por meio do Banco de Projetos Aprovados, os captadores de recursos têm à sua disposição um portfólio diversificado, tendo a oportunidade de contatar diretamente cada proponente e mediar o processo de incentivo.

O portal é uma iniciativa da Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias de Cultura; Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo, e de Esportes e Lazer de Campinas

Fonte: com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas