Hortolândia oferece vacina contra HPV exclusivamente para adolescentes

Hortolândia oferece vacina contra HPV exclusivamente para adolescentes

Ministério da Saúde recomenda ampliação da idade aos municípios com doses vencendo em setembro; Hortolândia não se enquadra nesta condição

 

As unidades de saúde de Hortolândia têm doses gratuitas da vacina contra HPV (Papiloma Vírus Humano) disponíveis exclusivamente para adolescentes do sexo masculino e feminino. Na última semana, o Ministério da Saúde orientou as cidades que têm lotes da vacina com validade até setembro para ampliarem a idade do público alvo, atendendo jovens e adultos até 26 anos. No entanto, as vacinas existentes em Hortolândia vão demorar a perder a validade. Com isso, o município mantém a idade recomendada para a imunização: meninas podem receber a vacina entre os nove e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e meninos podem ser vacinados entre os 11 e 14 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).

Para que os adolescentes fiquem protegidos são necessárias duas doses com intervalo de seis meses. Para garantir a dose da vacina, basta ir até a unidade de saúde mais próxima com a carteira de vacinação, acompanhado de um responsável.

A imunização contra HPV reforça a prevenção de diversos tipos de câncer causados pelo vírus, como o de colo de útero e o de pênis, além de verrugas genitais. A transmissão do vírus acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada durante a relação sexual. Por isso, a indicação da vacina antes do início da atividade sexual garante maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus HPV. A vacina não é eficaz para tratamento de pessoas já infectadas. Além disso, o uso de preservativo durante as relações sexuais previne a infecção pelo vírus e por outras doenças sexualmente transmissíveis.